CCBEU SÃO BERNARDO DO CAMPO

Oficinas - São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo - Oficina 1

O que é uma extinção? Dizemos que uma espécie entrou em extinção quando todos os indivíduos pertencentes a uma determinada espécie desaparecem, como os mamutes por exemplo. Mas por que ocorre a extinção no nosso planeta? A extinção pode ser causada por diversas razões, como destruição do habitat, competição entre espécies, caça, alterações ou desastres ambientais. Em paralelo, o processo de extinção ocorre principalmente em decorrência das ações do homem em relação à natureza, é o que chamamos de “ação antrópica”. Como exemplo, uma das ações do homem responsável pela extinção é a destruição do habitat de uma espécie devido à poluição e contaminação do ambiente ou inserção de outras espécies no habitat, que afetam os seres vivos e, consequentemente, diminuem a população de uma determinada espécie acelerando seu processo de extinção. Em contrapartida, dizemos que o processo de extinção ocorreu de forma natural quando está relacionada à seleção natural, à evolução das espécies, na qual os organismos mais aptos ao meio sobrevivem, reproduzem-se e propagam suas características. Como exemplo de fatores que proporcionam a extinção natural, destacam-se a competição com outras espécies e quando os seres vivos de uma espécie não conseguem se adaptar às mudanças ambientais da região.

Lista de materiais:
  • Argila (sedimento)
  • Folhas secas ou macarrão
  • folha sulfite (opcional)
  • giz de cera (opcional)

Palestrante: Andreza Vieira

"Sou graduanda no curso Letras (Português/Inglês) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com formação complementar em “Texto, imagem e som” (2020) e “Culturas digitais e aprendizagem: apropriação de linguagens digitais em sala de aula” (2020) sob orientação da Dra. Profa. Ana Lúcia de Souza Lopes. Participei do curso “Express yourself: escrita criativa em Língua Inglesa” pelo Mackenzie, no qual pude desenvolver e aprimorar habilidades artísticas e linguísticas no processo de escrita em Inglês. Fiz parte da área de redação e correção como voluntária em 2018/2019 na ONG Compassiva em São Paulo, a qual visa ao ensino da Língua Portuguesa para refugiados. Atualmente, ministro aulas de Língua Inglesa para crianças, adolescentes e adultos com foco na metodologia de ensino ESL (English as a Second Language) e no projeto bilíngue (Colégio Terra Mater - SBC). Acredito na importância da constância do inglês na rotina dos educandos, bem como na contemplação de suas questões cognitivas, emocionais e sociais dentro do contexto escolar para que a pedagogia diferenciada seja efetivamente significativa. Ademais, diante do cenário pandêmico me dediquei a fortalecer o ensino híbrido dentro de sala de aula, trazendo a tecnologia presente no dia a dia dos alunos para o ambiente escolar, elaborando atividades que contribuíssem para o processo de ensino e aprendizagem dos educandos."

Classificação indicativa: de 8 a 12 anos

Duração: 60 minutos

São Bernardo do Campo - Oficina 2São Bernardo do Campo - Oficina 2

Você sabia que é possível ter seu próprio jardim portátil? Nós chamamos de terrário.

E que ele pode ser feito dentro de uma garrafa de vidro simples!!! COMO ASSIM???

Pois é, mesmo que você não tenha muito espaço na sua casa ou muito tempo disponível para cultivar um jardim comum, é possível (e nem um pouco complicado) ter o seu próprio jardim. Quer saber como? Então eu te convido para assistir nossa oficina “TERRÁRIO: JARDIM EM CONSERVA” no dia 25 de setembro. Lá eu vou te ensinar o passo a passo, desde os materiais que você precisa, como montar o seu jardim e, principalmente, como cuidar dele para que você tenha contato com a natureza em qualquer lugar, independente de quanto espaço disponível você tem.

NÃO PERCA!!!

Lista de materiais:
  • recipientes (vidros de conserva)
  • pedrinhas de rio; carvão vegetal;
  • terra para jardim;
  • pequenas mudas de plantas (por exemplo samambaias ou bromélias) e/ou musgos;
  • hastes para manipulação das plantas dentro do recipiente

Palestrante: Giovanni Sousa

Tradutor por formação, graduado em Letras, com experiência em escolas regulares e de idiomas e alunos de todos os níveis e idades. Foi auxiliar de classe, monitorando alunos do ensino fundamental com necessidades especiais, além disso também tem experiência como coordenador de professores e ensino particular.

Classificação indicativa: de 8 a 12 anos

Duração: 60 minutos

São Bernardo do Campo - Oficina 3
Você sabia que a reciclagem do papel pode ser usada como auxílio no reflorestamento ou talvez até na criação de uma horta para sua casa?
Pois venha aprender conosco diretamente do laboratório do IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais de São Paulo .
Faremos um experimento super legal que envolve sementes e papel 
Lista de materiais:
  • Sementes de tamanho pequeno;
  • Liquidificador ou mixer;
  • Tela de serigrafia (ou uma tela de nylon simples com borda de madeira);
  • Bacia ou balde com tamanho que comporte a tela acima;
  • Papel de sua preferência a ser reciclado.

Palestrante: Dr. Nelson Augusto

Biólogo, formado em 1996, com mestrado em engenharia florestal (2000) e doutorado em ciências biológicas (2005). Entre 2000 e 2004, lecionou disciplinas nas áreas de ecologia, botânica e meio ambiente nas Universidades Presbiteriana Mackenzie, do Grande ABC e Camilo Castelo Branco. É Pesquisador Científico VI do Instituto de Pesquisas Ambientais, onde já ocupou os seguintes cargos: Assessor Técnico da Diretoria Geral (2006 a 2008), Diretor do Núcleo de Pesquisa em Sementes (2008 a 2011) e Diretor do Centro de Pesquisa em Ecologia e Fisiologia (2011 a 2015). É docente do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do IPA, onde atua como orientador de mestrado e doutorado e é responsável pela disciplina "Biologia de sementes de espécies tropicais". É editor de área das revistas Hoehnea e Rodriguesia. Atua nas áreas de tecnologia e ecofisiologia de sementes florestais nativas.

Classificação indicativa: de 8 a 12 anos

Duração: 60 minutos